A primeira vez em que a palavra Hapkido foi citada em um filme, foi em “O Julgamento de Billy Jack” em 1971. Em uma participação especial, estava o GM. Bong Soo Han (한봉수), que foi a terceira pessoa a introduzir a modalidade nos estados unidos em 1967.
Han nasceu em 1931 e quando era aluno do ensino fundamental, iniciou a prática nas artes marciais Kumdo e Yudo. Em 1948 ele entrou no YMCA (Young Men’s Christian Association) para estudar Kwon Bob com o GM Yun Byung In.
Quando a Guerra da Coreia estourou em 1950, Han se juntou ao exército e lutou contra a Coreia do Norte, vindo a ser dispensado após a guerra.
Seu início no Hapkido se deu em 1958 quando conheceu a escola de Ji Han Jae em Seul, e posteriormente, Han trabalhou como guarda-costas do candidato presidencial Chun Jin Han, entretanto, quando o candidato mais tarde, se retirou da corrida presidencial, Han se dedicou com mais afinco aos treinamentos do Hapkido sob as orientações do GM. Ji Han Jae.
Em 1961, ele abriu a sua própria escola de Hapkido e, um ano depois, mudou-se para a base da Força Aérea norte americana em Osan, Coreia do Sul.
Na época não era uma tarefa fácil ensinar artes marciais na Base Aérea. Todavia, após conhecer um oficial chamado William Thorndike, que era faixa preta em Judô, e se interessava por outras artes marciais, Han começou a ensinar Hapkido para os militares americanos, onde atuou como professor durante 6 anos, período este, em que também aprendeu e se aprimorou na língua inglesa.
Enquanto Han ensinava Hapkido na Força Aérea de Osan, Haeng Ung Lee (이행웅), que mais tarde se tornou o presidente da ATA – American Taekwondo Association, ensinava Taekwondo no mesmo complexo, ao mesmo tempo, em que Shin Jae Chul (신재철) ensinava TangSooDo.
Inclusive, mais tarde, Shin fundou a Associação Mundial de TangSooDo, e dentre seus alunos mais notáveis, estava Chuck Norris.
Conheça esta história completa no vídeo abaixo: