Como Presidente da Federação Internacional de Taekwon-Do (ITF), lamento que a Federação Mundial de Taekwon-Do (WTF) tenha decidido ir separadamente para as Olimpíadas, mesmo com nossos esforços de fusão.
Com certeza, como o nome Taekwon-Do está inequivocamente nas Olimpíadas, assim como, o fundador dessa arte, é, de fato, um evento alegre não apenas para mim, mas para todos os coreanos. A WTF, no entanto, deve perceber que a entrada nas Olimpíadas por si só nas condições atuais, resultará na divisão permanente do Taekwon-Do em “Taekwon-Do esportivo” e “Taekwon-Do de arte marcial“.
Se as regras atuais da WTF, que defendem apenas a parte de combate, fossem aplicadas sem mudanças, o sistema de Dan ou Geup, que reflete a dignidade pessoal, as técnicas e a antiguidade entre os praticantes de Taekwon-Do, se tornará inútil.
Isso resultará na participação indiscriminada daqueles que não possuem um conhecimento profundo do Taekwon-Do, como jogadores de futebol, boxeadores, kick-boxers, etc, e também causará o apagamento da identidade do Taekwon-Do. E se isso acontecer, nossa nação e história humana não perdoarão esta ação irresponsável cometida pela WTF.
É desnecessário dizer que a entrada solo da WTF nas Olimpíadas deixou muitos instrutores de Taekwon-Do e veteranos das artes marciais perplexos e não serão apoiados pela maioria dos praticantes de Taekwon-Do.
Nos últimos dez anos, com vontade de fazer todas as concessões necessárias, tenho tentado o meu melhor para unificar o Taekwon-Do. Isso era para preservar o conceito e as técnicas originais, embora o Taekwon-Do um dia se tornasse parte das Olimpíadas.
Uma vez que o Taekwon-Do original não foi feito com as Olimpíadas em mente, mas para objetivos mais importantes.
A International Taekwondo Federation (ITF) fará o seu melhor para garantir que retenha sua posição para manter o Taekwon-Do puro, não diluído para que possa ser entregue como um tesouro para a próxima geração.
Independentemente das Olimpíadas, nos últimos sete anos tenho felizmente discutido com muitas organizações de artes marciais proeminentes em todo o mundo a ideia de formar um Comitê Internacional de Jogos de Artes Marciais.
As “Olimpíadas das Artes Marciais” permitiriam que todas as artes marciais desfrutassem da participação nas mais justas condições, sem influência política e monetária.
Agora chegamos à época frutífera de sua implementação.
Finalmente, apelo a todas as verdadeiras famílias de Taekwon-Do para apoiar este esforço e participar no IMGC para proteger o interesse de todos os praticantes de artes marciais.
19 de setembro de 1994.
Fonte: Edição de dezembro de 1994 da revista TaeKwon-Do Times.