Publicações

Conheça os meus Livros,  Estudos e Pesquisas, além das aulas e cursos on-line!

Portal de Estudos

Assine a Primeira Plataforma on-line 100% dedicada aos estudos do Taekwondo!

Edit Template

TAEKWONDO: Escândalos do Passado

Em 2000, a comunidade do Taekwondo, na Coréia, se levantou contra uma drástica rotatividade de pessoas na liderança da modalidade, bem como, uma óbvia trapaça que ocorreu nas seletivas da Seleção Coreana em abril do mesmo ano.

Em 5 de março de 2002, um repórter teve a oportunidade de fazer uma visita ao Vice-presidente do Kukkiwon, na época, Lee Chong Woo. Este foi, na verdade, o quarto encontro entre eles, porém, nesta oportunidade a conversa foi registrada.

Acompanhe abaixo o trecho da entrevista onde, Lee Chong Woo fala abertamente ao repórter da revista “Shin Dong-A” sobre os problemas que assolavam o Taekwondo na época!

E fique ligado, pois na continuação desta entrevista, que será publicado em vídeos futuros do meu Canal do Youtube e, também aqui no site, Lee Chong Woo revela:

  1. As trapaças praticadas para que os atletas coreanos conseguissem se manter sempre na liderança das competições mundiais;
  2. Como foi seu envolvimento na escolha dos vencedores e perdedores dos Jogos Olímpicos de Sydney e;
  3. Uma confissão chocante quanto a manipulações dos resultados da competição Olímpica.

[Pergunta do Repórter]: O Taekwondo está mancando há um ano. Como resultado dos acontecimentos, Un Yong Kim deixou a linha de frente e alguns dos envolvidos foram até presos. Como você avalia a situação de forma abrangente, olhando para os acontecimentos do ano passado?

Lee Chong Woo
Lee Chong Woo

[Chong Woo Lee]: “Existem vários rumores circulando, mas é impróprio para mim mencionar o nome de qualquer indivíduo específico. Como não estive envolvido diretamente, é difícil dizer. De qualquer forma, acho que trazer uma pessoa com muitos problemas (Yoon Taek Lim, o Secretário-Geral Adjunto da Federação Mundial de Taekwondo) foi a causa do problema.”

[Pergunta do Repórter]: Acredito que quando qualquer organização enfrenta problemas, os membros seniores devem assumir a responsabilidade. O que você fez durante a turbulência na comunidade do Taekwondo durante este período?

[Chong Woo Lee]: “Sempre acreditei, mesmo agora, que Un Yong Kim é o homem que fez do Taekwondo o que é hoje. Se o Taekwondo de hoje progrediu tanto sob sua liderança progressista, temos que reconhecer suas realizações, apesar de suas falhas. Meu conselho para as pessoas que protestaram e se manifestaram contra ele foi: Procure resolver o problema com uma mente misericordiosa. Proponho que criemos um órgão responsável para supervisionar o Taekwondo, para que Un Yong Kim não se perca. Meu raciocínio foi que ainda é muito cedo para o Taekwondo coreano continuar sem ele.”

[COMENTÁRIO DO REPÓRTER]: O Conselho de Administração do Kukkiwon pediu a Un Yong Kim para retornar; no entanto, mais uma vez resultou em turbulência.

Em janeiro de 2002, o [Movimento de Reforma da Aliança para o Taekwondo] exigiu que “todos os membros do Conselho de Administração também assumissem a responsabilidade e renunciassem”.

[Pergunta do Repórter]: Na época em que Un Yong Kim se demitiu do Kukkiwon, meu entendimento é que você assumiu um determinado papel nos bastidores.

[Chong Woo Lee]: “Quando ouvi que os manifestantes pretendiam ir à casa e ao escritório de Un Yong Kim no Edifício da Assembleia Nacional, pensei que deveriam ser interrompidos. Considerando que Un Yong Kim, à sua maneira, contribuiu para o avanço do Taekwondo, ele merece tamanha desonra pública? Nesta conjuntura, a minha intenção era, em primeiro lugar, pedir-lhe que renunciasse e aceitasse a sua demissão e, em seguida, que voltasse depois, quando as coisas se acalmassem. Então fui vê-lo em seu escritório no prédio da Assembleia Nacional, arrastando minhas pernas doloridas. Por sugestão minha, ele escreveu uma carta de demissão. Mostrei a carta de demissão apenas aos representantes dos estudantes e pedi a eles que não a divulgassem publicamente. Eles leram para o grupo de manifestantes e isso foi mostrado inclusive na TV. Fiquei muito zangado e gritei com eles: “Por que me fizeram parecer uma pessoa tão cruel?”

[Pergunta do Repórter]: Você é a favor do retorno de Un Yong Kim como presidente do Kukkiwon?

[Chong Woo Lee]: “Claro, o Kukkiwon e a Federação Mundial de Taekwondo estão intimamente ligados um ao outro. Un Yong Kim garantiu um mandato legítimo de 4 anos na Reunião da Assembleia Geral da Federação Mundial de Taekwondo no ano passado. Portanto, seria bom para ele ser presidente do Kukkiwon.

As pessoas do Movimento de Reforma da Aliança para o Taekwondo não me ouvem. Já tenho idade suficiente para não ser ganancioso ou querer fazer mais nada. Se a Aliança para o Movimento de Reforma do Taekwondo é verdadeiramente para o Taekwondo coreano, eles têm que oferecer a Un Yong Kim uma última chance.”

Kim Un Yong
Kim Un Yong

AS CONTRIBUIÇÕES E ERROS DE UN YONG KIM

[Pergunta do Repórter]: Muitas pessoas na comunidade do Taekwondo comparariam Un Yong Kim ao ex-presidente Chung Hee Park [da República da Coreia]. Ambos conseguiram muito e também cometeram grandes erros. Como você vê isso?

[Chong Woo Lee]: “O Taekwondo coreano de hoje não teria sido internacionalizado se não fosse por ele. Por muitos anos, quando era difícil para as pessoas do taekwondo obter ‘dez won’ [moeda coreana] em qualquer lugar, o taekwondo estava sendo desenvolvido com a ajuda de altos funcionários, não era? Você sabe quanto dinheiro foi arrecadado pelo pessoal do Taekwondo quando o Kukkiwon estava sendo construído? Talvez, vários milhões de wons! Foi uma vergonha. Todos na comunidade do Taekwondo saíram para coletar contribuições. Para falar a verdade, não contribuí com nada. Naquela época, as pessoas olhavam para Un Yong Kim, nem mesmo pensando em contribuir com nada. Agora mudou, agora é diferente, embora os instrutores de Taekwondo fossem vistos como gângsteres durante os anos 1960.

[Chong Woo Lee]: “O Taekwondo coreano de hoje não teria sido internacionalizado se não fosse por ele. Por muitos anos, quando era difícil para as pessoas do taekwondo obter ‘dez won’ [moeda coreana] em qualquer lugar, o taekwondo estava sendo desenvolvido com a ajuda de altos funcionários, não era? Você sabe quanto dinheiro foi arrecadado pelo pessoal do Taekwondo quando o Kukkiwon estava sendo construído? Talvez, vários milhões de wons! Foi uma vergonha. Todos na comunidade do Taekwondo saíram para coletar contribuições. Para falar a verdade, não contribuí com nada. Naquela época, as pessoas olhavam para Un Yong Kim, nem mesmo pensando em contribuir com nada. Agora mudou, agora é diferente, embora os instrutores de Taekwondo fossem vistos como gângsteres durante os anos 1960.

Eu mesmo, embora fosse o Presidente da Ji Do Kwan, não me casei antes dos 42 anos. Naquela época, nenhuma família decente deixava sua filha se casar com um homem que usava seus punhos.

Desde esse estágio inicial, o Taekwondo de hoje foi desenvolvido. Portanto, as realizações de Un Yong Kim devem ser reconhecidas.”

“A falha de caráter de Un Yong Kim é simples. Ele tem uma maneira extrema de pensar que as coisas não serão feitas a menos que ele mesmo as faça. Embora seja verdade que ele trabalhou muito, foi possível porque o pessoal do Taekwondo ajudou, não foi? Ele não iria admitir, no entanto.

Kim pensa que se não fosse por ele, nada teria sido feito, porque o Taekwondo não sabe fazer bem as coisas. Mais uma coisa, ele é um homem que tem medo de qualquer grupo organizado que discorde dele. Se ele percebesse que um grupo tinha um forte poder organizado, ele apenas ouvia esse grupo e, portanto, às vezes tinha que pagar um preço alto depois de apoiar pessoas com muitos problemas, ouvindo apenas sua história unilateral ”.

[Repórter]: Eu sei que você também é crítico do “Movimento da Aliança de Reforma de Taekwondo.

[Chong Woo Lee]: “O Movimento da Aliança de Reforma de Taekwondo tende a seguir suas próprias emoções em vez de considerar o avanço do Taekwondo. Não conhecendo bem essas pessoas, é difícil julgar. Existem rumores. Não posso falar em voz alta, depois de ouvir rumores. Gostaria de falar sobre uma coisa. Eles dizem que alimentaram Un Yong Kim, e Un Yong Kim desviou o dinheiro deles para o próprio bolso, mas isso está fora de questão. Qualquer tentativa de esclarecer isso só ferirá nossos sentimentos. Culpar as falhas uns dos outros deve ser colocado de lado neste ponto, e é melhor falar sobre as coisas boas que foram feitas.”

[COMENTÁRIO DO REPÓRTER]: O vice-presidente Lee guardou suas palavras. Durante a entrevista no ano passado para a “Shin-Dong-A”, ele ocasionalmente criticava duramente o presidente Kim; entretanto, ele parecia estar protegendo absolutamente o presidente Kim desta vez. Isso parece relacionado ao seu recente esforço para ver Kim retornar à presidência do Kukkiwon. No entanto, ele traçou o limite ao apoiar incondicionalmente o presidente Kim. Isso é uma espécie de “suporte, mas com reservas”.

[Repórter]: O presidente Kim teve um papel decisivo no processo de aceitação do Taekwondo como esporte olímpico, e também como membro do COI exerceu vigorosa diplomacia esportiva. Se isso for verdade, realisticamente, ele merece grande respeito, mas parece que não acontece.

[Chong Woo Lee]: “Depende de como você pensa. Devemos falar de uma pintura somente depois de vê-la como um todo, não depois de olhar apenas uma parte. Eu mesmo tenho muitos arrependimentos em relação a ele. Mas este é um problema pessoal. O importante é como o Taekwondo como um todo está avançando.”

[Pergunta do Repórter]: Existem muitos rumores sobre a família de Kim estar envolvida em assuntos do Taekwondo. O que você pensa sobre isso?

[Chong Woo Lee]: “Durante um longo reinado no cargo, você não pode evitar esse tipo de problema. Por exemplo, quando um soldado se torna um oficial, os soldados da unidade de seu marido também tratam a esposa muito bem. Se ele é general, ela é tratada ainda melhor. Ela é a esposa de uma pessoa que controla todo o exército. Quando você olha para as notícias recentes, muitos artigos têm aparecido continuamente envolvendo casos sobre o filho do presidente coreano. Parece que não sou a pessoa adequada para discutir essas questões. Portanto, faça seu próprio julgamento sobre isso.”

[Repórter]: Anteriormente, você reclamou do negócio na Internet.

[Chong Woo Lee]: “Alguém propôs a criação de um site na Internet para o Kukkiwon e a Federação Mundial de Taekwondo com a finalidade de realizar negócios de Taekwondo. Projetei uma estimativa de orçamento de 85 milhões de wons (moeda coreana) para isso.

Além disso, esse empresário estava disposto a pagar um adicional de 30 milhões de wons após a conclusão de toda a instalação. Então, estimou-se que o Kukkiwon e a Federação Mundial de Taekwondo ganhariam 115 milhões de wons apenas por ficarem sentados. Contei ao responsável e esperei. Não houve resposta. Enquanto isso, por boato, o negócio não poderia ser feito, porque o relacionamento entre alguém e eu, não era bom. Meus sentimentos ficaram feridos, porque os sentimentos pessoais não devem estar envolvidos nos negócios. Por que assuntos pessoais deveriam estar envolvidos em negócios, argumentei.

Mais tarde, descobri que o filho de Un Yong Kim já havia fechado um contrato. Também soube que uma quantia em dinheiro tinha sido paga e depois devolvida. Gritei com eles e os chamei de ‘um bando de bastardos’. ‘Eu sou o renomado vice-presidente do Kukkiwon, um conselheiro de Un Yong Kim e você se atreve a me enganar?’ Eu poderia ter entendido se ele tivesse falado comigo abertamente. Se o filho ou outra pessoa já tivesse contratado o negócio, nada mais poderia ter sido feito. Por que eu tenho que ser feito de bobo com esse tipo de segredo?

[Repórter]: Olhando para trás, para os passos do Presidente Kim no ano passado e depois, parece que o comportamento de Un Yong Kim tendeu a fazer com que certas questões se tornassem problemas, quando não era necessário. A seguinte declaração importante que ele fez é um exemplo típico: “Kukkiwon foi construído com meus próprios fundos privados.”

[Repórter]: Olhando para trás, para os passos do Presidente Kim no ano passado e depois, parece que o comportamento de Un Yong Kim tendeu a fazer com que certas questões se tornassem problemas, quando não era necessário. A seguinte declaração importante que ele fez é um exemplo típico: “Kukkiwon foi construído com meus próprios fundos privados.”

[Chong Woo Lee]: “No passado, o Escritório de Segurança da Casa Azul era mais forte do que o gabinete dos ministros. Com sua experiência no Escritório de Segurança da Casa Azul, ele poderia facilmente obter toda a ajuda: O terreno foi obtido por meio do prefeito da cidade de Seul, Tae Shik Yang, como uma espécie de doação, mas com pagamento diferido; materiais de construção foram fornecidos gratuitamente de vários lugares. Eu sei disso bem porque estava trabalhando para Un Yong Kim em uma função executiva. Parece-me que o Presidente Kim acreditava que era o único homem que poderia ter [construído o Kukkiwon] e [a observação] foi muito imprudente. Mesmo se fosse sua conquista, ele teria sido mais elogiado se tivesse sido mais modesto, mas ele não poderia fazer isso. Mesmo sabendo que seu rabo seria pego, ele mentiu mesmo assim. Para falar a verdade, essa é a minha reclamação.”

[Chong Woo Lee]: “Pela primeira vez, precisamos pensar sobre a situação dele. Começando com a escolha de Salt Lake City como o local das Olimpíadas, houve vários escândalos circulando. Durante o processo de eleição para o presidente do COI, ele teria tido algum tipo de conflito com a liderança do COI. Portanto, temos que entender que [tudo o que Kim disse nas Olimpíadas] deve ser entendido como um gesto político ao invés de impor alguma grande implicação à declaração em si. Ele é uma pessoa simples e não consegue esconder suas emoções.”

“Posso ver claramente o que ele pensa, depois de servi-lo por um longo período de tempo. Un Yong Kim é um homem com um forte desejo de vencer e uma forte força motriz. Ele não consegue ficar parado quando os recordes dos atletas coreanos pioram. Com muita conversa doméstica sobre os problemas de seu filho, se ele elogiou as Olimpíadas de Salt Lake City, apesar das críticas contra ele, ele deve ter tido certas razões não ditas próprias.”

[COMENTÁRIO DO REPÓRTER]: Lee falou abertamente, contando uma anedota que aconteceu nas Olimpíadas de Sydney em 2000, enfatizando o forte desejo de Un Yong Kim de vencer. Se você meditar sobre os detalhes desse incidente, perceberá como a Coreia é viciada em esportes de elite.

[Chong Woo Lee]: “Quando os atletas coreanos conquistaram um pequeno número de medalhas, Un Yong Kim ficou tão angustiado que apenas olhou para mim e não disse nada. Naquela época, todos os atletas coreanos nos outros esportes haviam sido derrotados, e a última esperança era o Taekwondo. Kim disse que ‘embora tenhamos ganhado 3 medalhas de ouro nas 4 categorias de peso, por causa do sistema de cotas nem sequer entramos nas 4 divisões, então, na verdade, tivemos que dar 4 medalhas de ouro. Não foi diferente de dar 4 medalhas de ouro para outros atletas. ‘Durante esses tempos agitados, o país anfitrião, a Austrália, fez o que pôde e Un Yong Kim ficou furioso.”

“Naquela época, como Vice-Presidente da Federação Mundial de Taekwondo, eu era responsável por todos os assuntos técnicos da competição de Taekwondo. Quando designávamos árbitros antes da competição, era eu quem decidia acima de tudo quem deveria ser designado ou não designado [para cada luta]. Eu não poderia pedir abertamente aos árbitros que cuidassem da Coreia, certo? Então, quando eu batia nas costas dos árbitros, alguns foram sensíveis o suficiente para entender o que isso significava, enquanto os insensíveis não entenderam nada. Eu não poderia pedir a eles que cuidassem dos [atletas coreanos], [eu só poderia dizer] a eles que fossem justos, no entanto, quando a Coreia foi derrotada, eu não pude deixar de mudar minha atitude. Então, gritei para eles: ‘O que os fez julgar dessa maneira’.”

Lee Chong Woo
Lee Chong Woo

“LIDAR COM ÁRBITROS TAMBÉM É UMA HABILIDADE”

Fonte: Revista mensal Shin Dong-A: Abril de 2002.
Yuk Sung Chul, repórter da revista.

Compartilhe:

Deixe o seu comentário:

Mestre Coelho

Alexandre Coelho dos Santos

  • Administrador de Empresas;
  • Taekwondo Chang Moo Kwan – 8° Dan;
  • Taekwondo Kukkiwon – 7° Dan;
  • Haedong Kumdo 지영쌍검류 – 4° Dan;
  • Representante para o Brasil da United World Haedong Kumdo Federation;
  • Instrutor Internacional do Kukkiwon – 3ª Classe;
  • Examinador Internacional do Kukkiwon – 3ª Classe;
  • Professor do Curso de Pós-Graduação em Taekwondo pela Faculdade CESUFI.

Postagens Instagram

Publicações Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cursos / Seminários
  • Notícias

Canais no Youtube



Edit Template

1° curso ONLINE de língua coreana aplicada as artes marciais

LÍNGUA COREANA DO ZERO AO TAEKWONDO.

Aprenda do absoluto zero a Ler, Escrever Pronunciar qualquer palavra em coreano! Após estudarmos estes aspectos, estudaremos as NOMENCLATURAS utilizadas no TAEKWONDO e nas ARTES MARCIAIS.

 

© 2024 Mestre Alexandre Coelho dos Santos – mestrecoelho.com.br

LANÇAMENTO

SAIBA MAIS