Em uma noite de 1955, o General Choi Hong Hi organizou uma reunião sobre artes marciais em uma casa Kisaeng (기생) , ou seja, uma casa de Gueixas Coreana que, sem dúvidas, era um lugar de muitos mitos e desejos, e também, muito apropriado, pois Choi estava prestes a vender alguns mitos ligados a sua mais nova criação, o Taekwondo.
O Kugilkwan (국일관) era uma casa de gueixas coreana construída no século XIX, durante a dinastia Choson. Situado perto de um santuário real e um velho campanário, o Kugilkwan, foi uma das mais famosas casas de Kisaeng (기생) na Coreia, um lugar onde os novos ricos abriam seus corações e também as suas carteiras.
O gerente desta casa, chamado Lee, Ki Bong (이기봉), era secretário do presidente sul-coreano e, sem dúvidas, era uma conexão muito útil para o General Choi, tendo em vista que depois do presidente do país, ele era o homem com maior poder político. Lee havia sido prefeito de Seul entre os anos de 1949 e 51 e também, ministro da Defesa Nacional entre 1951 e 1952, além de ser o líder do partido liberal e apoiador do presidente da época, Rhee Sung Man.
Posteriormente, em 1960, Lee foi assassinado pelo seu primeiro filho que, após o ocorrido tirou também sua própria vida. Na época, a manchete da primeira página do jornal “The Choson Ilbo” era: “A família Lee Ki Bong termina em tragédia”.
Nesta noite de 1955, a direita do General sentou-se Son Duk-Sung (손덕성), o poderoso líder da escola Chung Do Kwan. Choi e Son não se davam muito bem, mas se toleravam.
Son tinha levado seu instrutor principal para se juntar aos outros oito homens presentes a mesa, que era composta: pelo General mais poderoso da Coreia, dois políticos influentes; dois homens de negócios e três jornalistas. Esta comissão era conhecida como o “Primeiro Comitê de consultoria para a Chung Do Kwan”. Mas, algum tempo depois, a reunião se tornaria importante o suficiente para que Choi Hong Hi a chamasse de “Comitê de Nomeação do Taekwondo”, desta forma, apagando indiretamente Son e a Chung Duk Kwan do processo.
Dando início a reunião, Choi Hong Hi se pronunciou e disse: “Estamos aqui para criar um novo nome, unificando os termos variados e confusos aplicados a uma arte marcial”. Então, sugeriu que todos votassem anonimamente para definir de fato o novo nome da arte.
A partir de então, os presentes escreveram sua escolha em um pedaço de papel e, quando as cédulas foram abertas, Choi percebeu que todos haviam escolhido o nome Tang Soo Do e apenas ele havia sugerido o nome Taekwondo.
Bom, alguém na mesa, perguntou de onde o estranho nome Taekwondo tinha surgido, pois o caractere “Kwon” era bem conhecido, mas o “Tae” era incomum e, ninguém jamais havia visto os dois juntos em “Tae Kwon”.
O presidente do comitê então disse: “Será que a pessoa que sugeriu esse nome poderia explicar o significado, por favor?”. Então Choi explicou: “Tae significa saltar, chutar ou esmagar com o pé”; “Kwon, como todos sabem, é um punho. Ainda mais, aqui o punho não representa apenas a mão cerrada, mas também os vários movimentos de uma arte marcial, como perfurar, socar e bater”. E por fim, vem o sufixo “Do”, que significa “arte” ou “caminho”, como por exemplo em “Karatê-Do”, completou Choi.
O General Choi Hong Hi, que sem dúvidas, era um grande estrategista, alegou que Taekwondo poderia estar relacionado com o Taekkyeon, antiga arte da Coreia, que inclusive o presidente da época, Rhee Sung Man queria promover.
Na escrita coreana as palavras “Tae” e “Kwon” não são semelhantes aos termos “Taek” e “Kyeon”. Mas já no alfabeto romano os termos se parecem muito.
ME ACOMPANHE NO YOUTUBE
Tenha acesso a documentários, dados históricos, transmissões ao vivo, entrevistas e uma variedade de conteúdos exclusivos!
Na ocasião, um dos empresários presentes, reagiu com objeções imediatas, e sugeriu que seria necessário fazer pesquisas mais aprofundadas sobre esta relação.
O representante do presidente do parlamento da Coreia, que também estava presente, sugeriu que três deles, formassem um subcomitê para encontrar provas históricas que vinculassem o Taekwondo ao Taekkyeon e, a data de 31 de dezembro de 1955, foi definida como prazo final para apresentação destas pesquisas.
O estudo disponibilizado mais tarde, pelo “audacioso” General Choi, apresentava raízes fictícias em três dinastias antigas. E relatava o seguinte:
1. Pinturas de guerreiros, nas labirínticas cavernas de tumbas de Koguryo que ficavam perto de PyongYang, na Coreia do Norte, comprovavam, de acordo com ele, que as técnicas de Taekwondo começaram na dinastia Koguryo (37 a.C. a 668 d.C.);
2. Uma estátua de um guardião budista chamada Kumkang Yuksa, retratava movimentos de artes marciais da dinastia Silla (5 a.C. a 668 d.C.) e;
3. Um manual de artes marciais de 1759, chamado Muyechebo, mostrava praticantes de Taekkyeon durante a dinastia Yi.
Porém, mais tarde, historiadores de artes marciais desacreditaram e desmentiram tais alegações, que inclusive, fazia pouca menção ao Karatê japonês, mas mesmo hoje em dia, os elos míticos ainda prosperam nas artes marciais convencionais e, talvez a narrativa mais curiosa e popular seja sobre os guerreiros Hwarang da dianastia de Silla.
QUANTO A FORMAÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL
BIBLIOGRAFIA UTILIZADAS NESTE ARTIGO
[1] – Gillis, 2008: 20; Kimm, 2000;
[2] – Gillis, 2008: 16, 21-22; Kimm, 2000;
[3] – Kimm, 2000;
[4] – Kimm, 2000;
[5] – Kimm, 2000;
[6] – Choi, 1993: 241-274; Losik, 2003: 99; ITFinfo.com);
[7] – Funakoshi, 1935/1973: 10-11; Funakoshi: 1975: 74-75;
[8] – Takagi, 1989;
[9] – Graham Noble, comunicação pessoal, julho de 2000;
[10] – Uesugi, 2000;
[11] – Cook, 2001: 293; Kang e Lee, 1999: Capítulo 2, Seção 3;
[12] – Lee, 1997; Madis, 2003; Madis, 2010; Massar & St. Cyrien, 1999;
[13] – Kimm, 2000;
[14] – Gillis, 2008: 31-32;
[15] – Kimm, 2000;
[16] – Kimm & Nam, junho de 2003;
[17] – Kang e Lee, 1999, Capítulo 1, Seções 1 e 6;
[18] – Gillis, 2008: 32-44;
[19] – Kimm & Nam, 2003;
[20] – Kim, 2000;
[21] – Gillis, 2008: 32-44; Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 6; Kimm & Nam, 2003;
[22] – Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 1; Lee, 1997; Massar & St. Cyrien, 1999;
[23] – Cook, 2001: 76;
[24] – Graham Noble, comunicação pessoal, julho de 2000;
[25] – Uesugi, 2000;
[26] – Lee, 1997; Massar & St.Cyrien, 1999;
[27] – Kang e Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 1-1;
[28] – Hwang, 1995: 26; Massar e St. Cyrien, 1999;
[29] – Cook, 2001: 76-96); Lee, 1997; Massar & St. Cyrien, 1999.