No Taekwondo, o uso do uniforme na cor branca simboliza a pureza do espírito marcial e a harmonia baseada na tríade: céu, homem e terra.
O Dobok, como é chamado, contém algumas simbologias que já foram apresentadas em um vídeo anterior no meu canal do Youtube, que pode ser assistido ao final deste artigo.
O modelo atual, adotado como padrão pelo Kukkiwon é o uniforme com a gola no formato em (V) (imagem ao lado), e foi apresentado pela Federação Mundial de Taekwondo, na época WTF, no congresso técnico do 3° Campeonato Mundial que aconteceu em Chicago, em setembro de 1977.
Até então, o modelo padrão utilizado era o uniforme branco transpassado, ou seja, o mesmo utilizado no Karatê japonês (imagem ao lado), e os motivos alegados para a mudança, foram as seguintes abaixo:
- Diferenciar o uniforme do Taekwondo do quimono de Karatê;
- Dar maior liberdade aos movimentos e, quanto ao aspecto visual, não permitir que o busto do atleta fique aparecendo;
- Para faixas pretas, além da faixa, a gola também seria na cor preta.
Todavia, este último argumento não é muito seguido, principalmente na Coreia, pois é comum vermos praticantes faixas coloridas, acima de 15 anos, utilizando uniformes com a gola preta e abaixo de 15 anos vestindo o uniformes com a gola vermelha e preta, chamada de Poom, o que passa a ser uma opção de exigência particular da própria academia ou Mestre.
Uma outra explicação comumente citada para a utilização do uniforme com a gola no formato em (V), é que remete a vestimenta tradicional coreana chamada de Hanbok (한복) e então, por este motivo a gola segue este padrão.
Porém, se analisarmos o formato das golas apresentadas nas roupas tradicionais coreanas, perceberemos que as mesmas apresentam a gola em (Y) e não em (V).
Neste caso, os Doboks que apresenta maior semelhanças com as roupas tradicionais coreanas seriam os modelos designados para as competições de Poomsae e não com a gola em (V) apresentada em 1977.
Porém, se analisarmos o formato das golas apresentadas nas roupas tradicionais coreanas, perceberemos que as mesmas apresentam a gola em (Y) e não em (V).
Em novembro de 2018, o Kukkiwon apresentou os novos modelos de uniformes para serem utilizados em competições, o que sem dúvidas gerou muitos “memes” criativos nas redes sociais, e também discordâncias por parte dos mestres e professores mais conservadores.
Segundo o Kukkiwon, este novo uniforme esportivo possui melhor funcionalidade e praticidade, o que traz mais conforto ao atleta, facilitando a mobilidade e o seu desempenho durante os combates.
Ainda segundo a entidade, o uniforme para uso em competições mudou, mas a singularidade do Taekwondo permanece a mesma e, após o término dos Jogos Olímpicos, através do feedback dos atletas, os uniformes deverão ser melhorados cada vez mais.
Esta última mudança também acabou gerando muitas dúvidas, como por exemplo: Se este será o uniforme padrão do Taekwondo a partir de então ou, se é destinado apenas para atletas.
Bom, o que tudo indica, é que a utilização deste modelo é estritamente para a parte esportiva do Taekwondo e até o momento, estão em fase de testes mas, seu uso já obrigatório para os Jogos Olímpicos, que com o tempo, a obrigatoriedade também pode chegar aos eventos nacionais e estaduais, e então, se és atleta de Taekwondo e estás lendo este artigo, fica a dica:
“Comece agora a preparar uma pequena reserva fincanceira para comprar o seu novo uniforme!”
Pois os valores encontrados no mercado, em uma pesquisa rápida feita no dia da publicação deste artigo, os valores encontrados não refletem a realidade financeira da maioria dos atletas. (Média de: R$900,00)
Compartilha lá embaixo nos comentários a sua opinião sobre os assuntos abordados.
Como sugestão, abaixo deixarei o vídeo citado no início deste artigo!
ATÉ A PRÓXIMA!