Publicações

Conheça os meus Livros,  Estudos e Pesquisas, além das aulas e cursos on-line!

Portal de Estudos

Assine a Primeira Plataforma on-line 100% dedicada aos estudos do Taekwondo!

Edit Template

O “MITO” HWARANG E O TAEKWONDO

Todo praticante de artes marciais coreanas, em algum momento de seus estudos, já leu ou ouviu falar sobre o termo “Hwarang” ou sobre os guerreiros do “Hwarangdo“.

Estes guerreiros, normalmente são associados a um grupo de jovens aristocratas do Reino de Silla, que juntamente com militares, formaram uma tropa de elite para defender seu reino de ataques frequentes dos outros dois reinos: “Koguryo” e “Baekjae”, que eram consideravelmente maiores.

A história, até então encontrada sobre os “Hwarangs”, cita que esta tropa guerreira coreana passava por treinamentos de luta com lanças, flechas e espadas. Além disso, para fortalecer seus corpos, escalavam montanhas, nadavam em rios turbulentos nos meses frios e concentravam-se impiedosamente na tarefa de defender a sua terra.

A eles ainda é atribuído um código de honra, conhecido como: O espírito do HwarangDo”. Que eram os seguintes:

  1. Obediência ao Rei;
  2. Respeito aos pais;
  3. Lealdade para com os amigos;
  4. Nunca recuar ante o inimigo e;
  5. Só matar quando não houver alternativa.

Certo, até aqui não existem muitas novidades quanto aos “Hwarangs” ou os guerreiros do “Hwarangdo”, normalmente encontrado em publicações diversas na internet.

Porém, para alguns pesquisadores e estudiosos, mesmo que seja comum o relato de que certos garotos pertencentes ao grupo “Hwarang” serviram nas forças armadas durante os períodos de guerras e, alguns deles alcançaram destaque por meio de suas atividades militares, não há evidências de que alguma organização, instituição, facção ou unidade militar independente dos “Hwarangs”, tenha sido criada em conexão com qualquer atividade de treinamento em artes marciais. (Tikhonov 1998: 337). O que existe de fato são apenas algumas breves referências.

Embora o significado e a autoridade dos Hwarangs possam parecer questionáveis ​​(McBride 2005: 233; Rutt 1961: 14), este artigo não tem como objetivo discutir sobre seus principais objetivos ou atividades, nem pretende discutir seu status geral na história coreana. Em vez disso, o estudo se concentra nas referências reais existentes sobre os Hwarangs, em associação com atividades de treinamento em artes marciais.

Os termos Hwa e Rang significam:

    • Hwa = “flor” e;
    • Rang = “Menino ou garoto”.

e, estes termos na verdade, faziam referências a um grupo de adolescentes, escolhidos da aristocracia, que viajavam durante a Dinastia de Silla, vestindo roupas bonitas e, muitas vezes, cantando, dançando e praticando o xamanismo. (Rutt (1961) pág. 28). Todavia, sua história em determinado momento do Século XX, foi transformada em atitudes militaristas e nacionalistas.

Por outro lado, não há evidências de que estes garotos fossem realmente cavaleiros coreanos ou guerreiros e, tampouco existem provas de que praticassem artes marciais. (Rutt (1961) pág. 28).

Entretanto, ainda hoje, é comum encontrarmos muitos sites sobre Taekwondo descreverem o grupo Hwarang como guerreiros. Ainda mais, normalmente Professores e Mestres induzem seus estudantes a memorizar os cinco códigos de honra do grupo, que por sua vez, também não há provas de que esses códigos estavam relacionados a eles de fato.

Ademais, ironicamente, documentos antigos, pinturas e recentemente uma novela coreana, mostram os Hwarangs vestindo roupas femininas enquanto cantam e dançam.

O “MITO” HWARANG E O TAEKWONDO
Garotos dançarinos, vestindo roupas femininas e pertencendo a um grupo de artistas itinerantes. Uma geração atrás, o cabelo estaria em uma longa trança. Distrito de Pyeongtaek, 1958.

Compartilhe:

Deixe o seu comentário:

Mestre Coelho

Alexandre Coelho dos Santos

  • Administrador de Empresas;
  • Taekwondo Chang Moo Kwan – 8° Dan;
  • Taekwondo Kukkiwon – 7° Dan;
  • Haedong Kumdo 지영쌍검류 – 4° Dan;
  • Representante para o Brasil da United World Haedong Kumdo Federation;
  • Instrutor Internacional do Kukkiwon – 3ª Classe;
  • Examinador Internacional do Kukkiwon – 3ª Classe;
  • Professor do Curso de Pós-Graduação em Taekwondo pela Faculdade CESUFI.

Postagens Instagram

Publicações Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cursos / Seminários
  • Notícias

Canais no Youtube



Edit Template

1° curso ONLINE de língua coreana aplicada as artes marciais

LÍNGUA COREANA DO ZERO AO TAEKWONDO.

Aprenda do absoluto zero a Ler, Escrever Pronunciar qualquer palavra em coreano! Após estudarmos estes aspectos, estudaremos as NOMENCLATURAS utilizadas no TAEKWONDO e nas ARTES MARCIAIS.

 

© 2024 Mestre Alexandre Coelho dos Santos – mestrecoelho.com.br

LANÇAMENTO

SAIBA MAIS