É comum lermos, principalmente nas redes sociais, que existe um Taekwondo “verdadeiro”.
Este termo “verdadeiro”, muitas vezes também é associado as palavras, “Original” ou “Tradicional” e, comumente se refere ao Taekwondo desenvolvido pelo General Choi Hong Hi.
Mas quais seriam as denominações para os demais estilos que utilizam o nome Taekwondo? Seriam eles “Falsos”, “sem tradição” ou ainda, não passariam apenas de uma simples “cópia” daquele difundido pela escola Oh Do Kwan e posteriormente pela ITF – International Taekwondo Federation de Choi?
Esta questão é sem dúvida um tanto delicada e, a partir dela, surgem alguns questionamentos básicos, como por exemplo:
– O Taekwondo do General Choi é genuinamente original e nunca houve influência de outra ou, de outras artes marciais no seu desenvolvimento?
“Simplesmente, em uma manhã, o General acordou inspirado e desenvolveu sua arte a partir do zero, ou ele contou com ensinamentos anteriores e também com a ajuda de outras pessoas?”
Bom, outra questão seria:
– Será que estes termos se adequariam a arte do Taekwondo ou a qualquer outra arte marcial?
O que diz o dicionário a respeito destas palavras:
Original:
Relativo a origem;
Que representa a origem de; originário, primitivo;
Que não existiu ou não ocorreu antes;
Que revela autenticidade; que vem de fábrica.
Tradicional:
Relativo a tradição ou que se transmite por meio dela;
Fundado ou conservado na tradição.
– Sim, de fato, o termo “Taekwondo” não existia anteriormente ao General Choi Hong Hi e então, faz sentido a originalidade quanto ao nome!
Já com relação a tradição, em determinado momento o General Choi precisou alicerçar e relacionar a então nova arte a dados históricos coreanos. A partir daí, ele criou alguns mitos que “interligavam” a sua arte a raízes históricas. No entanto, posteriormente estas ligações foram desacreditadas por historiadores e desmentidas pelo próprio General, anos antes do seu falecimento.
Para maiores informações sobre este contexto, deixo como sugestão os seguintes vídeos abaixo!
Neste artigo, compartilho com vocês uma pequena reflexão acerca deste assunto, onde primeiramente, apresentarei um breve histórico sobre a vida e os treinamentos do General Choi Hong Hi, fundador da Escola Oh Do Kwan, autor do nome Taekwondo e Fundador da ITF – International Taekwondo Federation.
Também falarei sobre Lee Won Kuk, que foi o fundador da Chung Do Hwe, “a primeira escola coreana (Kwan)”, fundada em 1940 que, posteriormente, foi rebatizada de Chung Do Kwan, em 1953.
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E, ao final, apresento algumas questões, as quais, gostaria de saber a sua opinião nos comentário!
Embora Choi Hong Hi tenha sido o principal criador do nome “Taekwondo”, ele é frequentemente confundido ou deturpado como o verdadeiro e “único” fundador da modalidade. Como resultado de sua ruptura com a comunidade sul-coreana do Taekwondo em 1965, ele fundou a Federação Internacional de Taekwon-Do, a ITF, que se tornou o arqui-inimiga da WTF – Federação Mundial de Taekwondo, atual WT, que por sua vez, foi estabelecida em 1973.
Posteriormente, depois que Choi introduziu seu estilo na Coreia do Norte em 1980, a luta destas organizações pela supremacia mundial da modalidade acelerou consideravelmente.
Durante os anos de formação do Taekwondo na Coreia do Sul, nas décadas de 1950 e 1960, os vários líderes lutavam continuamente por poder e liderança, e o compromisso com a arte era verdadeiramente escasso.
Como resultado, estes líderes muitas vezes não conseguiam concordar com um nome comum para sua arte marcial; uma organização unificada; uma liderança; regras de competição combinadas; regulamentos de promoção de graduações e outros assuntos organizacionais.
Portanto, o Taekwondo sempre foi um empreendimento relativamente dividido, consistindo de diferentes organizações concorrentes, com atividades de treinamento muitas vezes diversas.
A seguir vamos conhecer um pouquinho da história do General Choi Hong Hi e sua escola, a Oh Do Kwan.
CHOI HONG HI / OHDOKWAN:
Choi Hong-hi (1918-2002) nasceu em 9 de novembro de 1918 em HwaDae, uma vila localizada no condado de Myongchun, província de Hamgyong do Norte, no que hoje é a Coreia do Norte. Choi começou a escola primária em 1930, aos 11 anos, o que era costume para os coreanos daquela geração.
Aos 15 anos, ele também foi enviado para aulas de caligrafia com Han Il-dong, que segundo sua biografia, também o ensinou, o antigo esporte coreano de chutes com dança, o Taekkyeon[1].
Os relatos pessoais de Choi afirmam que ele foi enviado para Kyoto, no Japão, em 1938, para cursar o ensino médio[2], após concluir o curso padrão de oito anos do ensino fundamental e médio na Coreia.
Além disso, ele afirmou, que depois de assistir a uma aula de Karatê na Universidade DongDaiSa (japonês: Doshisha), em Kyoto, com seu amigo Kim Hyun-soo, ele começou a praticar Karatê[3].
Em 1940, Choi mudou-se para Tóquio para terminar o ensino médio em uma escola de negócios, e então frequentou a Universidade Chuo.
Choi Hong Hi afirmou que estudou Karatê nesta Universidade com o fundador do Shotokan, Gichin Funakoshi, eventualmente recebendo o posto de faixa preta 2° Dan[4].
Embora Choi, tenha declarado que “praticava Karatê” em Kyoto[5], ele não especificou o treinamento ou quem foi seu instrutor, tampouco, seu relato foi comprovado por testemunha ou documentação, o que de fato torna a história um pouco estranha, pois normalmente, um artista marcial reconhece seus instrutores e também conhece seu nome completo, especialmente aqueles com quem estudou por vários anos.
Quaisquer instrutor de Karatê, mesmo aqueles que eram instrutores assistentes, que ensinavam no Japão nas décadas de 1920 e 1930, foram pioneiros do Karatê moderno, então, é altamente improvável que alguém não mencione o seu próprio instrutor daquele período e, embora existam fontes que afirmam que Choi estudou com um instrutor de sobrenome “Kim” e, que recebera deste, a sua graduação de faixa preta de 1° Dan[6], a única pessoa chamada “Kim” que Choi mencionou em anos posteriores, foi o amigo com quem ele assistiu uma aula de Karatê em Kyoto, em 1938.
Ademais, não havia instrutores coreanos sob a supervisão de Funakoshi naquela época, e nenhuma outra pessoa além do próprio Funakoshi, obtinha autoridade para conceder qualquer grau a qualquer aluno de Karatê Shotokan, muito menos o de faixa preta de 1° Dan.
Deve-se notar, que a única instrução de Karatê Shotokan que ocorreu em Kyoto, foi quando Gichin Funakoshi e um assistente, visitaram a Academia Militar Imperial Japonesa. Essas visitas foram poucas, extremamente breves, e o treinamento muito rudimentar.
A saber: Toda instrução regular de Funakoshi, incluindo aquela conduzida por seus instrutores assistentes, ocorreram na grande Tóquio[7].
Por outro lado, o Karatê Goju-ryu estava sendo ensinado no final da década de 1930 em Kyoto, na Universidade Doshisha, sob a liderança do fundador do Shito-ryu, Kenwa Mabuni, e também, na Universidade Ritsumeikan, sob a liderança do fundador do Goju-kai, Yamaguchi Gogen (1909-1989), com seu assistente coreano, So Nei-chu (nome coreano: Cho Young Joo), no entanto, Choi nunca mencionou estudar com estes instrutores; e sempre afirmou que seu treinamento foi no Karatê Shotokan; e que não há influência Goju-ryu em seu legado.
Se Choi Hong Hi estivesse em Kyoto entre os anos de 1938 e 1940, e em uma escola de negócios de Tóquio pelo período de 1 semestre, então, o mais cedo que ele poderia ter entrado na Universidade Chuo teria sido no outono de 1941.
Choi Hong Hi retornou para a Coreia em 1942, então, segundo ele, ainda teria alcançado o título de faixa preta 2° Dan com um ano ou menos de treinamento?
“Esta seria uma condição impossível, considerando os padrões de Funakoshi.”
Naquela época, mesmo os alunos excepcionais, levavam no mínimo um período de 2 anos de treinamento regular para alcançar o posto de 1° Dan, segundo Hironishi Genshin, um dos principais alunos de Funakoshi nas décadas de 1930 e 1940[8].
O renomado instrutor e historiador do Karatê Shotokan, Kase Taiji (1929-2004), afirmou em uma entrevista conduzida pelo também historiador de Karatê Graham Noble, que o estudante coreano de maior classificação naquele período foi aquele que recebeu o título de faixa preta 2° Dan, e que mais tarde retornou à Coreia, embora Kase, não se recorde do nome desta pessoa[9].
Esse indivíduo, foi provavelmente, o fundador da Chungdokwan, Lee Won-kuk, o praticante sênior de Shotokan na Coreia do período pós-Segunda Guerra Mundial e um estudante de Funakoshi durante a década de 1930 na Universidade de Chuo.
Em uma entrevista de junho de 2000, Lee afirmou que Choi estudou Karatê muito brevemente na Universidade de Chuo, e que ele não conquistou nem mesmo uma classificação intermediária (Japonês: “kyu”; coreano: “Geup”), bem como, não obtinha experiências anteriores em artes marciais[10].
Além disso, vários líderes da Chungdokwan questionaram e negaram a extensão da experiência de Choi no Karatê[11].
O fundador da Chungdokwan, Lee Won-kuk, mudou-se para o Japão em 1950 por causa de problemas políticos com o presidente Rhee Syng-man[12].
Na época em que Lee deixou a Coreia, ele pediu a Choi que atuasse como administrador-chefe temporário da Chungdokwan e, por sua vez, Choi aceitou o cargo, nomeando em seguida, o instrutor sênior Son Duk-sung como líder da escola[13].
Son, em sua nova posição, atualizou o nome de ChungDoHwe para Chungdokwan, em 1953.
Choi Hong Hi foi promovido ao posto de Major General 2 estrelas em 1952[14]. Ele estabeleceu a 29ª Divisão do Exército da ROK (Republic of Korea), muitas vezes chamada de “Primeira divisão”, em 1953[15], onde ele designou um capitão do Exército e herói da Guerra da Coreia, Nam Tae-hi como instrutor sênior de Tangsoodo e Han Cha-kyo e Ko Jae-chun, como instrutores assistentes.
Nam Tae-hi treinou com Lee Won-kuk na Chungdohwe desde fevereiro de 1946[16] e ensinou Tangsoodo na ROK Army Signal School desde 1947[17].
Além disso, Nam usou efetivamente seu treinamento em Tangsoodo, em combate corpo a corpo na Guerra da Coreia[18] e, Han Cha-kyo e Ko Jae-chun, também foram os melhores alunos da Chungdohwe[19].
Em setembro de 1954, a 29ª Divisão realizou uma demonstração de Tangsoodo para o presidente Rhee Syngman. Depois de assistir com grande interesse, Rhee endossou entusiasticamente a instrução da arte a todas as tropas do exército[20]. Consequentemente, no final de 1954, um novo ginásio foi construído para a 29ª Divisão e Choi, nomeou essa academia de Ohdokwan, contando com mais instrutores da Chungdokwan.
Enquanto Choi seria o líder da Ohdokwan, Nam Tae-hi seria o instrumento pelo qual Choi poderia implementar suas ideias.
Em última análise, as contribuições de Nam para o desenvolvimento e ensino do Tangsoodo e, consequentemente, do Taekwondo de Choi, seriam enormes[21].
A seguir vamos conhecer um pouquinho da história de Lee Won Kuk e sua escola, a ChungDoHwe/ChungDoKwan.
LEE WON KUK / CHUNG DO KWAN
Lee Won-Kuk (1907-2003) é considerado por muitos como sendo o fundador do Taekwondo. Ele foi um dos primeiros coreanos a estudar Karatê no Japão e fundou a primeira escola de Tangsoodo em Seul, em 1944.
Ele também exerceria uma profunda influência no desenvolvimento da arte, pois muitos dos futuros líderes do Taekwondo foram alunos dele[22].
Lee frequentou a Universidade Chuo (japonês: “central”) em Tóquio, onde se formou em direito e estudou Karatê Shotokan com Gichin Funakoshi e seu filho Yoshitaka Funakosh.
Este clube de Karatê, da Universidade Chuo, foi estabelecido em algum momento entre os anos de 1928 e 1935[23]. Então, considerando quando Lee teria entrado na Universidade, o mais cedo que ele poderia ter estudado Karatê seria por volta de 1929 ou 1930. Se assim fosse, ele certamente teria sido um dos primeiros alunos de Karatê no Japão, mesmo para os padrões japoneses.
Como comentado anteriormente, o renomado instrutor e historiador Shotokan, Kase Taiji afirmou em uma entrevista conduzida por Grahan Noble, que em 1944, havia apenas três alunos (além dos instrutores assistentes de Funakoshi) que detinham o 4° Dan, eram eles: Hayashi, Hironishi e Uemura.
Ele acrescentou ainda, que se lembra de um estudante coreano que recebeu a classificação de faixa preta 2° Dan e, que mais tarde, retornou à Coreia, embora não recordasse o nome deste coreano[24].
Qualquer que tenha sido sua graduação, Lee Won Kuk foi reconhecido como o praticante sênior e líder do Karatê Shotokan na Coreia do período pós-Segunda Guerra Mundial, e suas conexões com lideranças japonesas, o ajudaram no seu retornou à Coreia, pois ele encontrou emprego no Ministério dos Transportes[25] e, além disso, após três pedidos, Lee recebeu permissão do Governador Japonês, o General Abe Nobuyuki, para ensinar Karatê a cidadãos japoneses, e logo depois a um seleto grupo de coreanos em 1944[26].
Lee nomeou sua escola de Chungdohwe = “Associação Onda Azul” e suas aulas ocorreram no ginásio da Escola Yungshin em Seul[27], chamando a sua arte de Tangsoodo “O caminho da mão chinesa”[28], cuja a pronúncia coreana, vem da ortografia de Funakoshi, de meados da década de 1920 para Karatê-do, usando a palavra: Tang/China.
O treinamento na Chungdohwe, naquela época, refletia o treinamento que Lee havia recebido no Japão com Gigo Funakoshi, o terceiro filho de Gichin Funakoshi, que também era o instrutor sênior em várias de suas escolas.
A Chungdohwe, em seus treinamentos, enfatizava fundamentos fortes, formas (coreano: hyong; japonês: kata), uso de um poste (japonês: makiwara; coreano: tal yul bong), e também incluía, tanto o combate de um passo, quanto o combate de três passos (coreano: Hanbom Kyorugi/Sebom Kyorugi; Ilbo deryon/Sambo Deryon)[29].
REFLEXÃO
Bom, em posse destes dados apresentados, vamos fazer a seguinte reflexão abaixo:
- O General Choi Hong Hi criou o nome “Taekwondo” em 1955;
- Seus principais ajudantes no desenvolvimento do Taekwondo foram: Nam Tae-hi, Han Cha-kyo e Ko Jae-chun (todos alunos da Chung Do Kwan, ou seja, praticantes de Shotokan). Ademais, após a OhDoKwan ter sido fundada, inúmeros outros instrutores da Chung Do Kwan formaram o quadro de professores da escola de Choi;
- A Chung Do Kwan foi fundada por Lee Won Kuk, que era reconhecido como o praticante sênior e líder do Karatê Shotokan na Coreia do período pós-Segunda Guerra Mundial.
Logo, quando lemos ou ouvimos as expressões:
TAEKWONDO TRADICIONAL | TAEKWONDO ORIGINAL | TAEKWONDO VERDADEIRO:
- Estas afirmações se referem ao que os instrutores da Oh Do Kwan ensinavam? Pois se sim, é importante lembrarmos que seus treinamentos foram baseados nos ensinamentos da Chung Do Kwan, que por sua vez, eram baseados no Karatê Shotokan;
- Esta referência sobre tradicionalismo e originalidade se refere ao nome “Taekwondo”? Se sim, tal afirmação está perfeitamente correta, pois antes de Choi este nome não existia.
Então, o que seria Taekwondo Original ou Taekwondo Tradicional?
- O Taekwondo praticado antes de Choi Hong Hi? Que seria Karatê; ou
- O Taekwondo praticado depois de Choi Hong Hi? Aquele desenvolvido, e também ensinado na escola OhDoKwan, por professores que tiveram suas bases de treinamento no Karatê Shotokan de Lee Won Kuk?
CONCLUSÃO
Geralmente nas artes marciais, muita importância é dada ao relacionamento geracional entre um professor e a “fonte original”.
A crença de que “quanto mais próximo do ensino original, melhor o artista marcial” não é necessariamente importante.
Grandes mestres têm alunos bons e ruins. Alguns desses alunos se tornam ótimos professores e outros não.
Também deve ser lembrado que, todos os grandes artistas marciais desenvolvem suas próprias ideias, acrescentando conhecimento ao que aprenderam com outros, e isso pode representar uma mudança positiva.
Ao longo das décadas, muitos mestres, altamente qualificados, emergiram globalmente de uma variedade de fontes – originais ou não.
Alguns desses mestres são tradicionalistas, preservam a sua arte exatamente como lhes foi ensinado. Outros são mais liberais e integram suas próprias inovações, as acrescentando as suas bases.
Já em outros casos, mestres mudam a arte radicalmente, criando algo diferente e, as batizam com nomes, também diferentes.
Em outras situações, Mestres criam seus próprios sistemas de ensino, preservando o nome de sua arte, onde apenas, sua forma de repassar os conhecimentos é de acordo com a sua visão didática.
Todas essas abordagens podem ter valor, se feitas com responsabilidade e integridade.
Dito isto, minha conclusão é: Não importa se o Taekwondo é originário deste ou daquele! O que importa é que, cada mestre desenvolva o seu próprio sistema de ensino; que se preocupe com o seu aluno (cliente); que traga benefícios e diferenciais para suas escolas, sem tentar menosprezar as outras artes ou ensinamentos de outros mestres e, principalmente, se colocando acima dos demais.
Cada um desenvolve o seu estilo, adaptando a arte marcial para o método de ensino e características que melhor atenda às suas ideias e realidade.
Deixe nos comentários a sua opinião sobre o tema!
Um grande abraço e até a próxima!
BIBLIOGRAFIA UTILIZADAS NESTE ARTIGO
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[2] – Gillis, 2008: 16, 21-22; Kimm, 2000;
[3] – Kimm, 2000;
[4] – Kimm, 2000;
[5] – Kimm, 2000;
[6] – Choi, 1993: 241-274; Losik, 2003: 99; ITFinfo.com);
[7] – Funakoshi, 1935/1973: 10-11; Funakoshi: 1975: 74-75;
[8] – Takagi, 1989;
[9] – Graham Noble, comunicação pessoal, julho de 2000;
[10] – Uesugi, 2000;
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[12] – Lee, 1997; Madis, 2003; Madis, 2010; Massar & St. Cyrien, 1999;
[13] – Kimm, 2000;
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[15] – Kimm, 2000;
[16] – Kimm & Nam, junho de 2003;
[17] – Kang e Lee, 1999, Capítulo 1, Seções 1 e 6;
[18] – Gillis, 2008: 32-44;
[19] – Kimm & Nam, 2003;
[20] – Kim, 2000;
[21] – Gillis, 2008: 32-44; Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 6; Kimm & Nam, 2003;
[22] – Kang & Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 1; Lee, 1997; Massar & St. Cyrien, 1999;
[23] – Cook, 2001: 76;
[24] – Graham Noble, comunicação pessoal, julho de 2000;
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[26] – Lee, 1997; Massar & St.Cyrien, 1999;
[27] – Kang e Lee, 1999: Capítulo 1, Seção 1-1;
[28] – Hwang, 1995: 26; Massar e St. Cyrien, 1999;
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