O nome “Taekwon-Do” nasceu em 11 de abril de 1955, e os créditos por sua criação é do General Choi Hon Hi embora haja um grande número de pessoas que atribuem o papel de coautor ao ao Mestre Nam Tae Hee.
A partir daquele ano, as escolas Oh Do Kwan (militar) e Chung Do Kwan (civil) começaram a chamar suas artes marciais por esse nome.
Na época, para que a mais nova marca “Taekwondo” ganhasse espaço e ficasse conhecida, o General Choi teve uma brilhante ideia…
Segundo suas ordens, todos os soldados que praticassem a arte, deveriam gritar “Tae Kwon” ao realizar a saudação marcial e esta tradição se estende até os dias atuais.
No espectro marcial, apenas duas das Kwans usavam o nome Taekwon-Do e, as demais escolas de artes marciais coreana, usavam nomes derivados do Karate japonês:
Por exemplo:
A escola Moo Duk Kwan chamou sua arte marcial de Tang Soo Do, que é a pronúncia coreana do nome original do Karatê de Okinawa.
Já as escolas: Ji Do Kwan; Chang Moo Kwan; Han Moo Kwan e; Kang Duk Won, chamavam sua arte marcial de Kong Soo Do, que é a pronúncia coreana do nome moderno do Karatê-Do japonês, que tem como significado: “O Caminho da Mão Vazia”.
Em 1959, reuniram-se representantes de 6 dos 9 Kwans mais importantes da Coréia para discutir a unificação da arte marcial coreana e um dos assuntos mais polêmicos seria o nome da Arte!
O General Choi, que lutava pelo nome “Taekwon-do” convocou a reunião. Choi era o chefe da Escola Oh Do Kwan, escola esta, que foi o berço do nome Taekwon-do e da prática da arte marcial militar.
Na ocasião desta reunião o General Choi disse:
“Devíamos chamar a nova organização de Associação Coreana de Taekwondo – KTA”.
Yoong Kwe Byung (Ji Do Kwan) respondeu:
“É verdade que esse nome soa parecido com o de TaeK Kyeon (택견), fato que lhe dá força; no entanto, ele já vem sido usado por muito tempo pela Oh Do Kwan e a Chung Do Kwan, então seria embaraçoso usá-lo para as outras Kwans”.
Na sequencia o General Choi perguntou:
“Então qual é o nome apropriado para esta nova organização?“
E os mestres das Kwans civis responderam como era de costume:
“Deve se chamar Tang Soo Do ou Koong Soo Do.”
Visivelmente irritado, o General rebateu:
“Por que eles insistem nos nomes Tang Soo Do ou Koong Soo Do? Esses são nomes japoneses para se referir ao Karatê. Como todos sabem, eu aprendi Karatê no Japão, mas está mais do que na hora de desenvolvermos uma Arte Marcial Nacional Coreana, então por que vocês insistem em mantê-la ligada ao Karatê?”
Sem argumentos e sem conseguir articular uma resposta lógica, bem como, oprimidos pelo raciocínio, energia e caráter de Choi Hong Hi, que era um General de duas estrelas em serviço do exército e, também tinha o apoio do presidente da época (Rhee Syung Man), concordaram.
E assim nasceu a Associação Coreana de Tae Kwon Do (Korea Taekwondo Association – KTA).
No entanto, o trabalho desta organização não seria formalizado devido a vários acontecimentos históricos e, dentre eles se destacam os problemas políticos que iriam acontecer pouco depois na Coreia do Sul como resultado da “Revolução de Abri”, que motivou a renúncia do Presidente Rhee SyungMan, bem como, a saída de Hwang Kee e Yoon Kwae Byong, que agruparam as escolas Moo Duk Kwan e Ji Do Kwan na “Associação Coreana Soo Bahk Do.”
E desta forma deu início a difícil trajetória do Taekwondo!!!