Atualmente muitos praticantes da modalidade preferem, ou melhor se identificam com a parte esportiva onde as competições, bem como, as regras são aplicadas pela World Taekwondo. Por outro lado, muitos mestres e professores, preferem não seguir ou estarem inseridos neste sistema e optam pela parte marcial da modalidade, ou seja, o estudo e o treinamento das técnicas voltadas para a autodefesa e o combate real.
Em dezembro de 2019 membros dos Estados Unidos e da Índia se reuniram com o Grão Mestre e também senador coreano Dong Sup Lee.
Lee é um visionário do Taekwondo e com grandes planos de iniciar mudanças para crescimentos positivos da modalidade. Dentre outras muitas atuações na Arte Marcial, Lee foi o responsável por fazer o Taekwondo ser reconhecido e selecionado como o esporte nacional e oficial da Coréia!
Alguns pontos-chave no plano de ação do senador Dong Sup Lee abordados nesta reunião são os seguintes:
- Mudança da sede do Kukkiwon para uma instalação de aproximadamente 90 hectares na província de Gyeonggi-do;
- Ele acredita que o Taekwondo pertence ao mundo e que deve haver filiais do Kukkiwon em todos os países para o benefício de todos os amantes da modalidade;
Referente ao fortalecimento da parte marcial do Taekwondo:
- Lee está trabalhando no desenvolvimento do projeto Pro Taekwondo, para mostrar ao mundo o verdadeiro poder e eficácia da modalidade como uma arte marcial de combate corpo a corpo e de autodefesa;
- Ele também apoia significativamente os valores e a importância de fortalecer os currículos no âmbito do “Hoshinsool” (Autodefesa) para o Taekwondo moderno.
O senador Dong Sup Lee declarou que esta seria sua última reunião oficial com líderes do Taekwondo, pois precisará a partir de agora se concentrar em sua campanha para as próximas eleições.